terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Matsuri Dance e seu estado em Curitiba

Bem, agora vou explicar por que eu resolvi desenterrar o post anterior (Sobre Dança)

Eu vim aqui explicar o que é o Matsuri Dance, que, por alguma razão, nunca toquei no assunto antes! ...hmm

É claro que você provavelmente tenha mais sorte procurando na Wikipédia ou na comunidade no orkut, mas, mesmo assim, vou explicar o que eu entendo sobre o assunto aqui.

O Matsuri Dance é um estilo derivado do Bon Odori, que é uma dança tradicional japonesa que foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. Conforme a cultura japonesa foi se difundindo, os jovens passaram a aderir à brincadeira, e assim nasceu o Matsuri Dance.
Ao contrário das músicas tradicionais, o som agora é o pop japonês, com ritmo mais agitado e coreografias mais animadas.

Mas agora ao assunto do post, como anda o Matsuri Dance em Curitiba?
Não sou pretensioso a ponto de falar que presenciei desde o início, mas a dois anos acompanho a história, e, com alguns relatos confiáveis, mes senti seguro o suficiente pra contar pra vocês :P

Tudo começou com o grupo Akaryuu, que acabou fazendo do MD uma atividade indispensável nos matsuris (festivais de cultura japonesa) de Curitiba. Com o tempo, a mania se espalhou e, em 2008, atingiu o seu auge (e eu estava ocupado demais me isolando para aproveitar ;_;)
[] E agora vamos ao meu primeiro erro - o Akaryuu não começou o MD em Curitiba, antes teve o grupo Midori Kaze, mas como eu não sei nada sobre ele... >_<

De uns tempos pra cá, acabaram os mini-matsuris, que ocorriam todo mês em um fim-de-semana inteiro, surgiu a moda de k-pop e o próprio grupo Akaryuu perdeu o interesse pela dança.
- No começo de 2010, entrou em hiatus -

Assim morreu o MD em Curitiba, com pouco espaço nos eventos e menos gente dançando do que nunca. E é aí que eu entrei pra valer no barraco!
Com uns projetos que não andaram, acabou surgindo o YumeDaiki, com a proposta de trazer de volta o MD. Quando eu entrei, era um grupo bem pequeno, e, mesmo não querendo admitir, um grupo ruim.
Pouquíssimos membros, pouqíssima habilidade, em média.
Realizando ensaios quase todo fim-de-semana, eu vi como o grupo foi crescedo e a maioria dos membros evoluindo e hoje vejo como as coisas estão de novo no seu caminho.
Mesmo o YumeDaiki não sendo reconhecido como um grupo oficial em Curitiba (ainda), agora a dança tem uma base firme pra recorrer, caso tudo falhe.

------------------------------------------
Comentários:
-Dessa vez, embora eu não goste, o post ficou mais como um desabafo do que o meu post geralmente informativo ^^'
-Como sempre, se eu estiver errado, por favor, corrijam-me.
-Não vou divulgar este post, fica aqui pra quem quiser ler 8D (ninguém)

3 comentários:

  1. O YumeDaiki vai cumprir a meta. u__u/

    Keep on dreaming~

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava de matsuri dance em 2007. Aí quando em 2008 a Praça do Japão entrou em reformas e acabaram os mini-matsuris, encalhei e só tentei dançar parapara por sua causa, mas é, eu parei.

    ResponderExcluir
  3. e assim vemos como o jornalismo não é atemporal :/

    ResponderExcluir