segunda-feira, 13 de julho de 2009

Estudo sobre lentes, em 15 minutos, com o professor Lheo

E é "Élirrêo", não "lhêo".

Bem, estava eu em uma das minhas buscas por conhecimento, no banheiro, e então achei o óculos do meu tio e pensei: "O que será que ele tem?"
Não, não do tipo "O que será que ele tem pra deixar o óculos no banheiro?", mas sim "O que será que ele tem nos olhos?"

Logo eu coloquei o óculos e já descobri, mas eu consegui de mais duas outras formas!
Eu tava entediado e, quando cansei de usar o óculos, ia guardá-lo, percebi uma coisa estranha na sombra (que logo depois percebi que era, naturalmente, difração da luz).
Então eu me distraí com a sombra e percebi que formou-se uma forte difração da luz, e deixei a mais ou menos um palmo da parede, com a lâmpada num ângulo de 45º, e percebi essa imagem:
Então juntei com o pouco que eu aprendi em física na 8ª série (eu nunca fui um aluno muito dedicado, e o colégio onde eu estudei a 7ª e 8ª série era um lixo), sobre lentes divergentes¹ e convergentes². Vi que o perfil da difração da luz era o de uma lente convergente, que é usada para pessoas hipermétropes, que não focalizam objetos próximos. Aposto também que se eu soubesse calcular o grau do perfil da difração de luz, seria o mesmo da lente.
Se a lente fosse divergente, meu palpite é que a imagem seria mais ou menos assim:



------1------|-----2------


Enfim, a outra forma é a seguinte:

Como a luz é concentrada (densificada) na lente direita, já é possível defini-la como convergente, baseando-se num outro conceito sobre a difração de luz nas lentes:
Difração da luz em lente convergente e divergente, respectivamente.

Repare na diferença entre o "tamanho" da luz e sua concentração. desse modo é mais fácil descobrir o tipo de lente do que os anteriores, mas o segundo modo pode-se (ou melhor, eu suponho que pode-se) descobrir também o grau da lente.

Bem... 15 minutos pra pensar em tudo e 1 hora pra desenvolver o post.

Att.: Prof. Lheo
Slogan: trazendo cultura inútil para o seu dia.

PS: Como eu queria ter uma lente divergente para testar ¬¬

6 comentários:

  1. quando naum tenho nada pra fazer escrevo coisas aleatorias, o Luiz da aulas '-' me senti inutil agora. HAHA oi, sou miope. :D

    ResponderExcluir
  2. Vou roubar seu óculos pra testar!

    ResponderExcluir
  3. me senti completamente inútil e burra depois desse post .-. oi, não sou miope. :D

    ResponderExcluir
  4. Eu sabia disso mas foi muito educativo :P O mais incrível é seu espírito cientista, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Se me perguntassem isso antes desse post, eu não saberia responder xD

    ResponderExcluir
  6. Aproveitando a janela deixada pelo seu post... me veio uma piada à cabeça....

    lá vai:

    Sabe por que o míope não pode ir ao zoológico????
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?
    ?
    Por que eles usam lentes "di ver gentes"!!!!



    ¬¬ às vezes nem sei por que eu me dou ao trabalho de comentar as coisas... =/

    ResponderExcluir