domingo, 18 de outubro de 2009

Chrono Trigger

Revendo minha lista dos melhores jogos que eu já joguei, Chrono Trigger ocupa o Top 5, senão O melhor jogo.

-Caixinha da versão do Super Nintendo


O maior problema é que o jogo é antigo, do Super Nintendo, e, por isso, não atrai muitos jogadores. E é pra isso que estou aqui.

Os gráficos não são lá muita coisa, óbviamente, sendo um jogo de um console limitado (e, considerando o tamanho do jogo, graficos melhorer iam assassinar o resto do jogo).
Os sons, embora sejam todos de qualidade limitada, são composições ótimas, que viciam (algumas músicas foram regravadas por fãs, e nota-se o contraste em relação à trilha sonora de outros jogos).
A jogabilidade, como não é um jogo só de ação, é meio parada, mas exige uma boa estratégia, sendo mais um jogo psicológico.

E, no final das contas, é isso que ele é. O jogo é um RPG, onde o principal atrativo é a história do jogo, que mexe com o tempo, que é um tema bem perigoso (90% dos jogos tem histórias muito furadas).
A história eu não vou contar, pois tira todo o prazer em jogar!
Um outro atrativo é o sistema de batalha (quase todo RPG (salvo alguns, atualmente) se baseam em partes andando, interagindo, etc. e partes de batalha), que, principalmente comparando com os jogos prévios ao em questão, é fantástico: além de ser o primeiro em que as batalhas não são por turnos (turno dos monstros/turno dos jogadores), mas cada elemento tem seus turnos independentes (tal personagem/monstro age, e só volta a agir um tempo depois); as habilidades (pode-se usar o ataque normal, habilidades ou itens), além de serem aprendidas junto com a experiência dos personagens (outra coisa inédita, acho), podem ser combinadas com os outros personagens do seu grupo (de 3), que aumenta muito mais a estratégia.
Uma outra caracteristica é o fato de haver vários personagens jogáveis (6 e 1 opicional), onde cada um interage diferentemente com o mundo do jogo. Vários eventos só se ativam se você tiver tal personagem em seu grupo (mas tais eventos só se encontram um pouco pra frente no jogo). Você faz a história opicional de cada um deles, antes de completar seu ojetivo principal. Outra peculiaridade é que há VÁRIAS formas de completar este objetivo, dependendo de ONDE e QUANDO você termina o jogo. Ah, outra coisa: há vários eventos opicionais logo antes de você terminar o jogo, e cada evento melhora o seu personagem (mas o que importa mais e o evento em si xD)
Enfim, se eu for falar de tudo que faz o jogo especial, vou acabar com o tempo e paciência de vocês, e vocês irão desistir de jogar :(
O que importa é que o jogo humilha.

Pule o parágrafo, se não quiser saber da trama do jogo:

O personagem principal é Crono (não fala nada... típico de protagonistas). Quando a amiga super-gênio-nerd-cdf Lucca acidentalmente consegue transportar Marle, que Crono conheceu na feira do milênio, através do tempo, devido ao poder do misteioso colar que ela usava (screenshot). Depois, Lucca já domina a viagem atráves dos portais e eles vão para o futuro: um futuro destruído por uma entidade chamada Lavos. Crono, Marle e Lucca têm então a brilhante idéia de salvar o mundo (parabéns, campeões). Eles então viajam por vários tempos diferentes, onde cada mundo parece um mundo à parte (com exceção às épocas 600 AD e 1000 AD).

Para ter uma idéia de quanto esse jogo é bom, já foram feitas versões para o Playstation 1, GameBoy Advance e o novo Nintendo DS. Cada um teve alguns extras, claro, mas o jogo permanceu o mesmo. Fãs já tentaram fazer VÁRIOS projetos, desde novas histórias e histórias posteriores a um remake do jogo original em 3D com graficos de nível de Playstation 2! (projeto que foi fechado pela Squaresoft/Square Enix, criadora do jogo original)
O jogo também teve uma continuação no Playstation 1 (fora a continuação Radical Dreamers): Chrono Cross, com uma história bem diferente, num mundo bem diferente, mas, ainda assim, relacionada com a do jogo anterior e ainda mais enrolada no tempo (e sem perdas na qualidade da história!!). O jogo também é incrível, mas ainda prefiro o Chrono Trigger. (imagem 1, 2)

Para jogar, o melhor emulador de Super Nintendo (SNES) é o Zsnes. Baixe aqui as versões de windows e linux.
O jogo você baixa aqui ou aqui, em português. Pessoalmente, eu não confio em traduções, então eu baixaria em inglês :) O essencial é você entender a história, então, se não fala inglês, baixe o em português.

Enfim, nesse jogo eu sou mestre :D
Já zerei de todas as maneiras e já alcançei o nível máximo: 99 (para zerar, precisa-se apenas nível 50-60)
O jogo é bem pequeno e leve, com certeza roda no seu computador, então... Por que não dá uma chance?

obs.: notaram como história virou uma palavra-chave? xD
obs.2: sim, talvez eu goste do jogo por tê-lo jogado pela primeira vez numa época em que não existiam jogos 3D, e hoje jogos quase realistas, mas, ainda assim, insista, pois eu sei que o jogo é ótimo: é só ter paciência ^^
obs.3: postei sem tempo, então estou colocando umas imagens agora :)

Um comentário:

  1. Táqueopariu esse jogo é um dos mais fodas que já joguei também.... instalei um emulador de snes no psp só pra jogar esse jogo!!! bom gosto garotinho bom gosto!

    ResponderExcluir