sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sobre a falta de posts

Títulos alternativos (que eu preferia, mas não cumpriram a cota de objetividade/significado):
- Sobre a escrita dispersa;
- Sobre a escrita não-esporádica;
- Oi;
- Sobre a abstinência de posts.


Uma grande parte de ninguém deve ter notado que eu já não escrevo no blog há um tempo, e eu percebi o porquê há uns meses atrás (mas só tive empenho para aglomerar tudo em um post agora).

O assunto tem dois focos distintos, mas igualmente importantes (mas, na verdade, eu só digo que sim para manter a imparcialidade): A falta de exercício da imaginação e o lento vazamento disperso de assunto.

Bem, o primeiro tópico é até meio óbvio quando se pensa na minha idade... Afinal, faço 19 este ano e estou na faculdade...
Basicamente, o que nos faz parar de exercitar a imaginação são a falta de tempo (e até vontade) para deixar a mente voar um pouco. Com tanta coisa pra se fazer, tanta responsabilidade, "avoar" não é bem a opção mais atraente...
Resumindo a corrente de consequências, perder o costume de imaginar nos faz perder a criatividade, que dificulta a formação das nossas idéias que, por fim, dificulta a expressão de um grande assunto coerente.

"E o que acontece com a criatividade que sobra?"
Bem, aí vem o outro tópico: dispersão de criatividade (que é mais importante, mas eu não vou dizer isso em texto com contraste pra não ser ideologicamente racista).
Na internet de hoje, está na moda o micro-blogging, que é mais ou menos a mesma coisa que um blog, mas as diferenças fundamentais são: textos curtos e objetivos e imagens como único conteúdo.


Mas o que eu quero dizer com isso? Simples: Para micro-bloguear, não precisamos mais de toda aquela preparação, juntando conteúdo e interligando-o logicamente. Apenas uma frase condensada ou uma imagem já constituí toda a idéia que você quer expressar.
Ou seja, a falta de criatividade te deixa com pequenas caixinhas de assunto que crescem com o tempo... Porém, temos o micro-blogging, que as despacha antes de crescerem e tomarem uma forma considerável.
Vamos nos livrando dos nossos assuntos frequentemente e em pequeno volume, evitando que eles crescam e se tornam um grande texto lindão como este (só que não).
É como se um agricultor não esperasse seus produtos crescerem antes de colhê-los e vender por aí por um preço bem ridículo.

"Tá, mas assuntos não são 'consumíveis' assim, você sempre pode revisitá-los" POOOOOOORÉM, é o seguinte: depois que você os expressa, eles deixam de ser interessantes e param de "crescer".

Por exemplo, a esta altura do texto, de tanto eu remoer o assunto, ele já ficou desinteressante e eu já não sei como continuar a desenvolvê-lo... É como um bloqueio criativo... Na verdade, É um bloqueio criativo (eu acho). E é nessa altura que eu costumo finalizar o texto e colocar algo sagaz no rodapé.

E ficam aí as dicas pra quem quiser manter seu blog fresquinho:

- Não deixe vazar pedacinhos de assuntos relevantes. Ao contrário, espere até que você tenha material suficiente para fazer um texto de qualidade muito melhor.
- Não deixe de buscar inspiração em outros blogs ou livros ou apenas num momento de profunda reflexão filosófica no banho.
- Deixe de ser preguiçoso!



E é pela terceira dica que eu vou continuar espaçando tanto os posts no blog /o/

4 comentários:

  1. Está certo. Em certos casos, acho ótima a possibilidade de expressar uma ideia com tão pouco. Mas quando eu me deparo com a situação de ter que realmente escrever um texto, eu quase entro em desespero.

    Eu tenho me afastado disso, pois não quero que vá tudo de uma vez e de qualquer jeito, do que deixar a ideia amadurecer e ficar lindamente plausível.

    E isso é tudo que eu posso dizer, porque o bloqueio criativo me impede até mesmo de um simples comentário.

    ResponderExcluir
  2. Comentário removido por violar as diretizes de copyright baseado no Artigo 4º da Stop Online Piracy Act.

    D':

    Mas eu so racker e vo comentar, colicença.

    Cara, nunca parei pra pensar nisso. ._. No meu pré-twitter sempre escrevia trecos imensos, e quando comecei a me acostumar com a rede social, meus textos do Blogger encurtaram significativamente. Fucking tecnology.

    ResponderExcluir
  3. Ô Heofacker, aqui quem fala é sua stalker digital no 1, Daniele M. ;p

    O que me instigou é que você conseguiu descrever algo que eu vinha pensando sobre, mas nunca tinha conseguido levar para o plano "concreto", descrevendo esse negócio da 'dispersão de ideias'.

    Acho muito interessante ler as coisas que você escreve, e em especial esse post me fez pensar nas coisas que eu esperava e queria para mim mesma. Sempre tive muitos sonhos e 'imaginações imaginativas' (admito, muitas vezes profundamente utópicos) e sempre gostei muito de escrever (o que também não significa que eu escreva bem >_<").

    Mas eu raramente escrevia algo de fato, acho que tenho um pouco de dificuldade em tornar ideias ou sentimentos abstratos em palavras, que é algo mais concreto. Então acho que no meu caso, serviços de microblog acabaram ajudando um pouco a eu deixar sair pelo menos parte de alguma ideia ou sentimento que eu tive mas que não consigo expressar =p

    Enfim, sei lá, acho que você já deve tar me achando estranha o bastante pra hoje né ^^"~

    Até mais, Heofacks \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desencana, guria! Se ele te achou estranha, ele já deve ter me achado estranho antes.:P

      Excluir