domingo, 26 de agosto de 2012

Linhas temporais e suas piras

Muita gente gosta de se perguntar "E se isso ou aquilo na minha vida diferente? E se eu não tivesse feito tal coisa? E se...?", mas poucos fãs de ficções de realidades alternativas vão saber como não só uma coisa, mas talvez tudo, realmente seria diferente.

E, dessas pessoas, acho que ainda menos se incomodaram em se envolver nessa linha de pensamento.
É uma coisa bem interessante, na verdade, só é trabalhosa de se pensar.

A idéia é que, além de saber que, caso uma coisa fosse diferente, outras mudariam, também saber que essas coisas mudariam outras coisas e assim por diante, mais ou menos como a idéia do Efeito Borboleta, ou melhor dizendo, a Teoria do Caos em si. Afinal, o decorrer da vida de um ser humano também é um sistema estupidamente complexo.

O primeiro erro que todo mundo comete é generalizar o resto da linha do tempo, a partir do momento que ela diverge da original (tipo se imaginar conhecendo as mesmas pessoas, frequentando os mesmos lugares, gostando das mesmas coisas etc.)
Na verdade, uma aproximação muito boa é o filme "Efeito Borboleta" (muito bom, aliás), em que o protagonista realmente é capaz de voltar em certos momentos do tempo e refazer alguns acontecimentos. Tirando que, obviamente, os outros personagens ainda são os mesmos (senão não tem trama, né?), uma única ação ou palavra do protagonista no passado acaba redefinindo toda a sua vida.

Mas imaginar como seria "E se...?" é ainda mais complexo que isso, porque a gente sai do certo e passa pro possível, como uma raíz de uma árvore (quase que) infinitamente grande. Seguir o próprio ramo da raíz é fácil, já que você conhece cada centímetro dela. Mas, a partir do momento que você se desvia dessa rota, tem infinitas outras possíveis, e resolver escolher uma qualquer (ou tentar voltar pro ramo original) é se basear no achismo (que não é ciência e não vale nada, mas vou fingir que sou imparcial sobre o assunto).

Resumindo a longa história, é praticamente impossível prever como sua vida poderia ser diferente, e exponencialmente mais difícil quanto mais cedo essa alteração ocorre. Como seria possível prever que tipo de pessoa você seria se tivesse uma criação diferente, por exemplo? Dependendo disso, todas suas escolhas ao decorrer da vida seriam diferentes, sem mencionar que estamos sempre em constante mudança e evolução (ou não).

Inclusive esse assunto de criação é igualmente interessante por si só, mas deixo pra outro dia, senão vocês vão se cansar de mim escrevendo aqui, haha xD

Acho que o melhor que podemos fazer é algo no estilo do Efeito Borboleta, mesmo, mas tirando as pessoas iguais e envolvendo um pouco mais de complexidade (quem sabe numa linha do tempo aí você não tá morando na Austrália?). Mas, também, quem vai querer saber da Austrália, não é? Ou não?
Eu gosto de imaginar essas situações, mas de algum lugar que eu pudesse me observar da minha realidade atual, senão parece que nem sou eu quem está lá e, logo, é mais fácil pegar a vida de alguém aí e colocar a minha cara na foto do RG que dá na mesma xD

Despeço-me por aqui e peço perdão pelo post inútil que não deve levar a lugar algum o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário