quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Publicidade

Gostaria de falar um pouco sobre uma coisa, à primeira vista, não tão importante.

A publicidade é o que move tudo que é gratuito (basicamente tudo que você pode acessar). Se não fosse a publicidade, não haveriam e-mails, blogs, jogos online (a maioria), sites de relacionamentos, chats, TV aberta, rádio, etc.
Mesmo pessoas que gostariam disponibilizar algum serviço gratuitamente não conseguiriam manter o serviço em questão sozinhos, e precisariam recorrer para a Publicidade.
Vamos começar a exemplificar:


-Jogos online: 
Começando com o mais simples :)
Os jogos online gratuitos (geralmente os de browser [que não precisam ser baixados]) são movidos, em sua maioria, por publicidade, usando aqueles banners que você vê iguais em vários sites. Alguns jogos, os não de browser, são movidos a doações de jogadores ou vendem itens melhores no jogo por dinheiro real.

-Rádio/TV aberta:
Por mais que você prefira pensar que não, os comerciais que estão dentro dos programas, e não o contrário, como eu costumava pensar. É que todos os programas agora tem comerciais, que nos fazem pensar que a TV/rádio é feita de comerciais, com blocos de programa no meio para dar audiência, mas não: o publicitário compra tempo dentro dos programas, mas o que nos engana é que ele compra tempo em vários programas, passando sua propaganda diversas vezes durante o dia.


-Blogger:
O Blogger, a princípio, era movido a banners, como os jogos online. Porém, o blogger é um caso à parte, pois devido aos baixos custos de manutenção do serviço e a alta popularidade/audiência, eles começaram a ter dinheiro de sobra, então veio a opção do blogueiro escolher se haverá publicidade em seu blog ou não. Óbviamente, o Blogger não forneceu esse recurso por pura boa vontade (imagine que iam deixar de ganhar dinheiro), o fizeram para atrair mais blogueiros, que se sentem desconfortáveis num blog que os força a fazer publicidade (o caso de minha linda pessoa). E, claro, para que todos não deixem de permitir propagandas, o Blogger oferece uma porcentagem dos lucros da publicidade com os blogueiros, o que é vantajoso para alguns, já para outros (o caso de minha linda pessoa), não compensa.

Mas o que um publicitário procura?
Ele procura sempre publicar seu produto no serviço de maior audiência, e é isso que motiva as emissoras de TV e rádio a terem programações melhores e concorrerem com outras emissoras. Não só a TV e o rádio, mas todos os serviços tentam se inovar e melhorar para atrair audiência, e é isso que faz a vida de pobres como eu melhor :)

Enfim, publicidade é, literalmente, a alma do negócio.
Espero que tenham lido e acrescido cultura aleatória, porém importante, a suas menstes sedentas de conhecimento.
Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário