sábado, 7 de agosto de 2010

O Guia do Mochileiro das Galáxias

"Uma trilogia de quatro livros que, por coincidência, são cinco!"
-E, no fim das contas, alguém jura que contou seis.

Eeeeeeentão, gemts. 100 posts. Hora de quebrar meu jejum de escrever. Eu realmente não tenho mais a empolgação de escrever, só olhe como eu prefiro escrever tudo em "tópicos" ao invés de organizá-los em um parágrafo coerente :B

Vou falar agora sobre um dos poucos livros que eu já li. É, poucos. Realmente não tenho o empenho de ler um livro ruim ou, no máximo, desinteressante. Essa trilogia de 6 livros foi um puta "Motherfunking rush of death" da leitura. Eu não conseguia parar mais, mesmo. Quando estava a ponto de ir dormir, eu lia "só até o final desse capítulo" umas vinte vezes.
É uma leitura leve e divertida, com o humor aleatório, incoerente, sarcástico e aleatório de Douglas Adams, que com certeza (ou não) você nunca viu antes.

A inicial "trilogia de quatro livros" é composta por:
1-O Guia do Mochileiro das Galáxias
2-O Restaurante no Fim do Universo
3-A Vida, o Universo e Tudo Mais
4-Até Mais e Obrigado pelos peixes

E, depois de toda a história, foi lançado o livro "Praticamente Inofensiva", que independe da linha principal de história dos outros livros, mas ainda imersa no mesmo "universo", o que fez muito pensarem que fazia parte da 'trilogia', mas é como um livro-bônus.

Muito tempo depois da morte de Douglas Adams (2001), um cara chamado Eoin Colfer resolveu escrever um sexto livro, dando uma continuidade à serie já acabada. Os fãs da série não acreitavam que alguém pudesse imitar o estilo de Douglas, mas todos ficaram surpresos e a crítica elogiou muito o autor, como "A melhor imitação literária póstuma que eu já li". Eu ainda não li (não pus as minhas mãos nele ainda >.< ), então não posso dizer muita coisa, mas ainda só acredito vendo :~

O título da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" se deve a um 'livro' com este nome, que é um tipo de Barsa do universo misturada com um iPad e muito humor absurdo (que, no universo de Douglas é somente a realidade) e, como o nome diz, é um guia para mochileiros/caroneiros num 'tour' pelo universo.
Uma coisa interessante é ver esse universo todo que, na verdade foi criado em 1900-e-bolinha e era transmitido num programa via rádio, que só muito depois foi adaptado em livros.

Como eu sei que ninguém aqui vai correr atrás :D
Vou contar também sobre o filme. Foi feito pouco antes do lançamento do sexto livro (na verdade, foi o que motivou a criação do mesmo). Pooooooooooorém, o filme não é tão bom quanto todos esperavam, pois ele tem muitas coisas diferentes e muitas coisas que faltam do livro, mesmo sendo um bom filme em si, e transcrito 'fielmente' como era descrevido no texto, e com as suas próprias 'piadas' vindas do diretor, e....
Er, vamos logo:
O filme tem doze partes de dez minutos que um cara legal lá disponibilizou no Youtube 8-D
Aqui está a primeira, e as próximas estão nas respostas do vídeo. Ah, sim, o vídeo está em inglês. Britânico.
Good luck 8-D
http://www.youtube.com/watch?v=s6KWnVh-JDs&feature=related

Só uma curiosidade: O Dia da Toalha nasceu por causa desta série, onde o mochileiro deve saber SEMPRE onde está a sua toalha. Ele é comemorado dia 25 de maio, onde todos carregam suas toalhas aonde quer que vão, como uma forma de homenagear o autor após a sua morte.

Até mais, e obrigado pelos peixes :D
E lembrem-se, crianças, DON'T PANIC
42

Um comentário:

  1. Adoro O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma das minhas séries preferidas *---* foi o que fez eu começar a gostar de ficção científica (: E eu nem sabia essa parada do sexto livro, ha, também só acredito vendo ;x

    ResponderExcluir