domingo, 28 de junho de 2009

Flashmob

"Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público, para realizar determinada ação inusitada, previamente combinada, após o que, as pessoas se dispersam tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou dos meios de comunicação social."
-Wikipédia

Flashmobs é mais ou menos o que eu sempre quero fazer, mas não posso porque nunca tem ninguém pra fazer comigo T_T

A idéia é um grupo GRANDE de pessoas fazer coisas ridículas/incomuns para se divertir, confundir os passante ou até protestar.

Um grupo GRANDE, pois se caso fosse uma pessoa só, ela certamente não seria levada a sério e até ridicularizada. E é por isso que eu não faço os meus "Flashmobs de uma pessoa só (Y)"
Fazer coisas ridículas/incomuns para chamar a atenção, alegrar/desestressar os passantes ou até convidá-los a participar.

O problema é: os participantes.
São eles que fazem um flashmob acontecer, logo, são a parte mais essecial.
O problema é que, logo, não depende de uma pessoa só, mas necessita da cooperação de todos, senão é um fracasso.
Tem sempre aquelas pessoas que vão só por ir ou aquelas que vão pra "zoar", mesmo.

Hoje mesmo (ou melhor, ontem, pois já são 2:10 da manhã :x) eu fui no flashmob frozen, no shopping Curitiba. Foi um fracasso.
A idéia de um flashmob frozen é todas as pessoas, de repente, congelarem, numa pose natural, e ficarem assim por um determinado tempo. Então todos descongelam. Sempre sincronizados.
Porém, o frozen em qual eu participei, a maioria não entendeu direito a parte do "congelado", e muitos nem lembraram do "pose natural". Em todos os lados tinha gente fazendo poses estranhas e pessoas rindo e se mexendo.
Na minha opinião foi mal organizado. Em mim chegou só um panfleto (na verdade, uma imagem na internet, com forma de panfleto) explicando os horários e que tera que ficar parado numa pose por 3 minutos. Eu já estava pensando em poses bizarras para fazer, mas como eu cheguei atrasado, nem deu tempo de fazê-las (ainda bem ¬¬).

Existem vários tipos de flashmobs, que se limitam apenas pela imaginação do organizador e pela capacidade dos participantes (não dá pra falar pra todos ficarem num pé só, por exemplo). O mais popular deles é o Frozen, que eu falei acima; há também o Dance em que todas as pessoas param para dançar a mesma coreografia, ao som de música ou não; outro é o Zombie Walk (que deve ser muito divertido *-*), em que todos agem como zumbis. É, aqueles mesmo de resident evil.
Há vários vídeos no youtube, só procurar ;)

Veja no vídeo como começa "do nada" e como as pessoas vão embora igualemente rápido, como a coreografia é ensaiada e a cara de "WTF"¹ das pessoas na loja quando acaba.
¹What the fuck - Que diabos...?

Enfim, os flashmobs ocorrem em todas as cidades, e são sempre pré-organizados, então, se você tiver um tempinho, pesquise no orkut ou no google groups o flashmob na sua cidade e participe deles! Vai fazer do seu dia insosso um pouquinho mais temperado, e não custa nada ;)

Para curitibanos, aqui vai uma comunidade de flashmobs, no orkut.

2 comentários:

  1. desculpa, eu fiz vc chegar atrasado :B
    mas foi legalsinho até, bem mal organizado mas foi. RERE
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Legal isso. Gostei. Faria numa boa, sem medo de ser feliz.

    ResponderExcluir