sábado, 13 de junho de 2009

Sobre observação

É um método 99,9% auto-didata.
Por que 99,9%? Porque o outro 0,1% é a sua base, o que você primeiramente observou.

O método é um tanto quanto perfeccionista e serve para a maioria das habilidades, até mesmo a fala (como imitar algum sotaque). Você deve observar o tempo todo o que você está fazendo, e perceber exatamente como está se saindo, de uma perspectiva externa e interna, ou seja, saber exatamente o efeito que você está realizando. Então vem a parte da correção, onde se usa o bom-senso: pense "Como eu posso corrigir?" e então corrija. No caso de cantar, por exemplo: Sua voz saiu desafinada. Quanto mais agúda a sua voz, mais difícil de controlar. Para o som sair normalmente, é preciso soltar mais ar. Se soltar pouco, sua voz some; Se soltar demais, desafina. Então concentre-se em aplicar a dose certa de ar. Não esqueca também que as vezes o defeito é na afinação que você dá nas cordas vocais.

Voltando: Esse método exige bastante concentração no que está fazendo, e como está fazendo.

Vou tomar um exemplo meu: Luta
0,1% foram os filmes de luta, como os de Jackie Chan. A maioria das pessoas tentam imitar os movimentos, mas como eu queria desenvolver os meus próprios (tanto para entendê-los melhor quanto para não ser um "copião"), parti do zero. Tinha somente uma idéia de como fazer, e o resto veio sozinho: "Como se comporta o meu corpo quando eu chuto? ; O chute sai fraco... ; Eu quase sempre perco o equilíbrio nesse chute ; etc." E então vem a correção: Eu me imagino de uma perspectiva externa e daí tenho um melhor entendimento de como estou, logo, uma melhor correção, e assim vai...

Na teoria, esse método funciona pra qualquer coisa, então experimente quando for aprender alguma habilidade ;)

2 comentários:

  1. Legal esse post, ainda mais levando em conta que o meu blog se chama "Observo e Escrevo".

    ResponderExcluir
  2. Instintivamente todo mundo faz mais ou menos isso, mas é legal ler sobre os métodos do Luiz :P (vide "Equilíbrio")

    ResponderExcluir