terça-feira, 2 de março de 2010

Sobre ética e moral

Assunto da primeira aula de filosofia (hoje). Achei interessante postar aqui a minha opinião, que difere bastante da opinião da professora (se eu botar isso na prova eu tiro 10? :q)




Embora sinônimas, as duas palavras têm algumas diferenças fundamentais, que é o assunto deste post.

Primeiro, o que é moral?
Moral é o comportamento adequado à cultura que o indivíduo possue, ou seja, é condicionada pela educação que o mesmo recebeu; os valores que aprendeu e desenvolveu.

Ética??
Ética, se alguém pudesse dizer exatamente o que é e todos a seguissem, criaríamos uma sociedade utópica. Ética não é condicionada, é um comportamento perfeitamente justo e puro. A moral tenta chegar o mais perto possível da ética, mas ainda preservando valores que interessam às pessoas que "criam" os costumes.

Agora, vamos nos aprofundar na moral: ela é influenciada pelo que? O que nos faz julgar o que é imoral?
-Educação: Não arrote na mesa! Não seja prostituta! Se vista decentemente para o trabalho!
-Religião: Não se vista diferente! Não seja homossexual! Adore o(s) nosso(s) deus(es)!
Mesmo quando pensamos que a moral não nos afeta muito, a maioria dos atos que julga imorais são condicionadas por outras pessoas! Um caso que a professora citou na sala: Jovens que espancaram uma empregada doméstica justificando que pensavam que era uma prostituta. Se você soubesse o número de pessoas que sentiram pena desses jovens, ficaria impressionado. Moralmente, a maioria das pessoas concordam. Puta: imoral. Ponto final.
Agora, vamos falar pelo ponto de vista da ética: Uma prostituta não é tão humana quanto você? O que faz ela merecer uma surra e um jovem que a bateria não? Ao contrário: o jovem com o seu comportamento anti-ético que merecia mais.
Voltando à moral, ela pode ser tanto boa quanto ruim. A maior parte dos valores morais transmitidos são bons, feitos para se manter a ordem na sociedade. Quer exemplos de atos imorais bons? Assista a uma novela da Globo; acontecem o tempo todo.
Mais um ato imoral ruim? Homofobia. [Ética] Eles são tão humanos quanto você [/Ética]. [/Moral] Uma ato impensável! Uma afronta às leis de Deus! [/Moral] (que, aliás, eu nunca vi na bíblia).

Enfim, ética. Um ser humano normal é 90% moralista e 10% ético, sem discussões aqui. Por mais ético que eu tente ser, eu sei que nem passo dos 50%. Por exemplo: O que impede, éticamente, uma pessoa a beijar quantas pessoas quiser numa balada? Até onde vejo, nada (além de epidemias :B), mas, pra mim, é ridículo [/moralista]
Mesmo sabendo o que a ética é (ou não), ainda assim nos prendemos aos costumes a nós atribuídos. Como eu disse, se todos fôssemos 100% éticos, ou seríamos uma sociedade utópica ou nos suicidaríamos mesmo.

Essa minha opinião sobre ética é o que é por eu ser ateu. O que a minha professora disse foi diferente: ética é determinada pela religião e moral pela educação apenas (ou falsas religiões, mas não dizendo que alguma seja falsa.). Enfim, cabe à cada um interpretar o que é ética e tentar ser bom seguindo esses padrões (ou não :x).

EDIT: Mais algumas considerações que eu esqueci de colocar:
Moral também é determinada pela moda, de certa forma. É como se fosse uma "Educação" atualizada a cada estação...
Porque não podemos ser éticos: Por que a ética não anda junto com a moral, se você fosse ético, seria inconvivente com a sociedade moralista; O único caso seria se toda a sociedade resolvesse ser ética ao mesmo tempo. Também pela ética ser contra a moral ou uma desvantagem para nós, nós mesmos rejeitaríamos a ética (Ex.: homofóbicos vs. liberais ; carnívoros vs. vegetarianos)

Tá, eu filosofei, cadê o meu 10??? :x

Um comentário: