quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ei, já leu um livro hoje?

NÃO???
Não importa.

Ei, leu um livro nos últimos meses?
NÃO???
Se mate.

Quem lê livros sabe do que eu estou falando. Uma vez que você se envolve com uma história, fica impossível viver sem uma boa história.

Ler livros é bom em vários aspectos e em várias perspectivas.
Quem lê, naturalmente, desenvolve a habilidade de ler (em voz alta) com muito maior facilidade do que as outras pessoas, inclusive algumas "especializações", como a leitura dinâmica para aquela matéria chata de história ou a leitura panorâmica, para improvisar (ler o papel) aquele seminário chato de história, sem tropeçar nas palavras e sem ler exatamente o que está no papel.
Com a sua leitura dinâmica, você simplesmente passa os seus olhos ao decorrer do texto e lê com clareza todo o conteúdo (não absorve tanto quanto lendo normalmente, mas é ótimo para aquela estudada de última hora)
Com a sua leitura panorâmica, você consegue perceber o que está te esperando no fim de uma frase, de uma linha ou de um parágrafo (sim, de um parágrafo inteiro). Ótimo para leituras não-ensaiadas como uma peça de teatro (se você for um ator/atriz bem folgado(a)) ou um seminário chato de história.

Aquela pessoa que lê também adquire um vocabulário relativamente maior do que o das outras pessoas, um gosto mais refinado para as coisas (já viu uma pessoa que lê bons livros gostar de funk?) e uma mentalidade geralmente mais adequada (você acha que marginais ou pessoas-que-não-sabem-apresentar-seminários-de-história leem bons livros?)

Bem, a última coisa que eu gostaria de comentar é o entretenimento. É como se fosse o seu filme particular, onde você seleciona o elenco, os cenários, etc. As pessoas que conseguem mergulhar a fundo numa hitória sabem como é ruim terminar um livro e saber que não tem uma continuação =[. No caso da história ser muito boa, merece ser relida algum tempo depois (no caso das minhas 300 vezes lendo a série Harry Potter e as 200 vezes que eu li a série A Torre Negra e as 300 vezes que eu lerei a série Crepúsculo... Tá, parei)
Meu único pesar é que os livros bons não são requisitados na escola, e só os conhecem aqueles que resolvem tentar ou são influenciados por alguém (meus cumprimentos à minha irmã mais velha), pois convenhamos que os livros requisitados nas escolas são muito, muito chatos. A história pode até ser boa, mas ler é realmente um saco plástico de supermercado.



-PS: Achei legal por essa imagem :B

2 comentários:

  1. Seminaŕio de história :D É o nosso país que é lindo e vive incentivando a leitura, os livros da escola são específicos do tema que se está estudando, e por hobby se esperava que os alunos já soubessem as leituras legais. Mas na quarta série sim, me pediam livros legais na escola, e depois de um programa muito legal de empréstimo de livros entre alunos e professores (era como se fizessemos nossa própria biblioteca disponível a classe) NO QUAL EU GANHEI UMA MEDALHINHA DE OURO POR LER MAIS LIVROS QUE TODO MUNDO *_* que comecei a ler. Enfim, se você não lê leia, e se você lê incentive os outros a lerem também o/

    ResponderExcluir
  2. Imaginary diççe e5 de abril de 2009 às 02:32

    Realmente os livros que dão na escola são um saco, me lembrei agora de uma vez que a professora deu um livro eu acho que era do Machado de Assis, uma linguagem bem estranha eu nem li o livro até parece, eu naum gosto. O engraçado é q eu já sabia toda a historia do livro pk no "ano passado" a professora tinha contado na sala de aula, um amigo meu (nerd) leu todo o livro(entender a historia com aquela linguagem, prefiro dublado) e tiro 6 na prova do livro e eu tirei 8 =P.

    ResponderExcluir