terça-feira, 5 de maio de 2009

Número 4

"Você sabia que..." (modelo pronto de "curiosidades")

...No Japão, o número 4 é fortemente relacionado à morte, pois em uma certa forma de leitura (das 400.000 formas), lê-se shi (し (hiragana)), que também é a mesma forma de leitura de morte (死 (kanji))

Logo... Nunca dê, por exemplo, 4 rosas (não necessáriamente rosas, podem ser 4 mafagafos tb...) para um japonês supersticioso (cerca de 90% da população japonesa), ele se sentirá profundamente ofendido (coitado)...

Tem-se também uma certa repulsa pelo número 7, que lê-se shichi (shiTI, não xixi) (しち), mas isso eu já acho ridículo (eu acho ridículo o 4 também, mas...).

Em uma certa forma de leitura, o 4 e o 7 ganharam novos nominhos!!!! 4 -> よん (yon) | 7 -> なな (nana)...

Só mais uma razão pra inventar mais uma dor de cabeça pra mim... Aiai @_@
Num outro post eu explico numerais ;)

O que a wikipédia tem a dizer sobre: 4
O que a wikipédia do Japão tem a dizer sobre: 4

2 comentários:

  1. Se tem gente que tem medo do 13 .--.
    Um dia eu já soube falar os numeros até 10 em japonês. Esqueci.
    Mal lembro em alemão, boa sorte com o aprendizado xD

    ResponderExcluir
  2. Há, eu sabia dessa do quatro :P Aprendi a contar até noventa e nove se não me engano, mas uma pronúncia em alguns números diferente das que ouvi por aí. Bons estudos de japonês!

    ResponderExcluir