sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Colocando os R's nos RPG's

RPG = Role Playing Game ("Jogo de atuar")
Parece que as pessoas andam esquecidas do significado dessa sigla. A maioria dos jogos dizem ser os melhroes RPG's pelo sistema de atributos e itens, mas esquecem-se da "atuação" e o jogo passa a ser "PG = Playing Game (Jogo de jogar)

Venho aqui reclamar das pessoas que jogam RPG's em computadores (pois na vida real uma pessoa como a que eu descreverei abaixo não se daria ao trabalho de jogar) e esquecem disso.
Um exemplo pessoal é o jogo Ragnarok Online. A maioria das pessoas só pensam em upar, upar, pegar itens, upar e upar, e quando não der mais para upar, começa uma busca pelos melhores itens do jogo. Eu sempre falo de como eu gosto do jogo, mas geralmente as respostas são "Que jogo besta, Mu é bem melhor" (Mu é um jogo cujos gráficos são ótimos, mas não há o nosso querido "Role" no PG deles), pois todos jogam Ragnarok esperando aquele jogo incrível, com gráficos explosivos e jogabilidade tremenda dizem-se decepcionados.
O meu ponto é: as pessoas esquecem o significado de RPG e não aproveitam nada os jogos. Eu sempre me lembro "Como eram bons os meus tempos de noob¹", pois eu apenas jogava, viajava de um lugar para outro, fazia quests² e me divertia muito. Eu não ficava atrás de experiência ou itens.
¹ - noob: aquele que não conheçe nada sobre o jogo
²
- quests: "buscas", ou seja, missões

Agora, imagine um grupo de pessoas jogando RPG (na vida real). Imagine o que elas fazem. Agora imagine-as apenas tentando matar monstros para ganhar experiência. Até o nível 99. Divertido, não?
Não. Aqui que chego ao meu ponto: a diversão de um RPG é aproveitar a história e, quase literalmente, atuar (RPG = Jogo de atuar, lembra?). Coisas do tipo "A princesa foi raptada" e você tem que salvá-la, quando você entra em uma sala esperando por armadilhas ou algum evento extra-ordinário, e, mais importante, atuar com os amigos.

Óbvio que tudo isso não poderia ser reproduzido em jogos online, mas pode ser parecido, depende de você e das pessoas com que você joga. Eu adoraria poder jogar assim, mas não há mas pessoas que ainda põe os R's nos RPG's

3 comentários:

  1. Se eu tiver permissão, cito o seu texto como base e desenvolvo mais o assunto, meio que uma "extensão" desse, tenho bastante o que falar.

    Sim, um RPG fica igual a qualquer outro jogo sem o Roleplay, o objetivo do jogo é criar uma história emocionante e divertida. É maravilhosa, indescritível a sensação de jogar uma campanha (sequência de aventuras) longa, e começar a ver seu mundo imaginário cada vez mais complexo: aliados partindo, novos aliados chegando, inimigos antigos voltando, personagens antigos se desenvolvendo... Como em algumas séries/quadrinhos.

    ResponderExcluir
  2. eu naum acho que jogos como wow,mu ou ragnarok sejam jogos realmente rpgs,pois como o cara acima disse,naum tem uma estória complexa,e com desenvolvimento,e naum tem uma trama.
    obs:ha como eram bons os tempos de noob!!

    ResponderExcluir
  3. Fazer o que... Eu adoro rpg, mas ultimamente prefiro escrever historias a que vivê-las. Bom... Na verdade no ato de escrever já estou vivendo em um RPG, onde somente eu edito as regras:), e que basta ao leitor compreendê-la e seguir a história conforme possa ir. Mas eu nunca fechei nenhum jogo de aventura sem ao menos procurar as coisas secretas, passagens secretas, fases especiais, etc...
    Reforçando: RPG = Role Playing Game, é o "rolar" da câmera que vai em 4 ou 8 direções, sem sumir ou reaparecer o gráfico, durante uma partida do jogo.
    E tem o MMoRPG (Massive Multiplayers Online Role Playing Game, onde é user x user,(usuário x usuário) e não só monstros do mal... Mas destesto um jogo que nunca acaba... ¬¬... Bom acho que isso... se quiser parceria para uma história, me procure pelo google: Anderson Woits... msn: aw90@live.com

    ResponderExcluir