quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sobre Ironia.

Você realmente sabe conceituar ironia?
Bem, se você acha irônico o criador ser destruído pela criatura, acho melhor rever seus conceitos.
Já ouviu a música "Ironic" de Alanis Morissete? Ela não saberia distinguir ironia nem se a vida dela dependesse disso: veja aqui a letra e a tradução.
Eu acho ruim que quase todas as pessoas ao meu redor pensam que ironia é isso, então eu pretendo esclarecer de uma vez por todas...

...O que exatamente é ironia?
Ironia é como sarcasmo (mais precisamente, sarcasmo é uma derivação de ironia), só que sarcasmo é geralmente usado para esfregar o óbvio na cara de alguém desavisado da vinda do mesmo (e mais mais facilmente distinguível também).
Ironia é dizer alguma coisa, mas dizendo de uma forma que oculte a verdadeira intenção da sua fala.

Para facilitar, vamos pensar em ironia como sendo mentira. A diferença é que na mentira você fala alguma coisa para evitar falar a verdade, a qual você não quer dizer. Já na ironia, você conta com a capacidade do ouvinte de distinguir a sua ironia.
Argh... Explicar é muito complicado. Vamos à um exemplo:

-John e você estão saltitando felizes pelo campo, até que John escorrega e cai numa pilha de fezes de cavalo. Então você diz "Que sortudo você, hein?"
Isto é ironia na sua forma mais simples (e mais facilmente distinguível).

Mas tudo depende das condições na qual você expressa sua ironia. Por exemplo a sua amizade ou não com John. Se ele fosse seu amigo ele iria distinguir a ironia rapidamente (mesmo se fosse um completo idiota), já se vocês se odiassem ele pensaria que você realmente quis dizer que foi uma sorte ele cair nas fezes.
Também a sua voz no momento. Por exemplo:
a) John cai e você fala normalmente. A ironia é facilmente distinguível.
b) John cai e você começa a gargalhar e gritar "QUE SORTUDO VOCÊ, HEIN?????". Ele provavelmente vai entender o seu comentário como sendo completamente malicioso.

Há, resumidamente, 3 tipos de ironia: Verbal, Socrática e Trágica
-Ironia Verbal: Exatamente o exemplo acima: Falar uma coisa ocultando o que você realmente quis dizer.

-Ironia Socratica: Sim! Nosso amiguinho Sócrates foi quem conceituou esse tipo de ironia, que é bastante parecido com a nossa amiguinha mentira. Quem fala finge ignorância sobre o que falou para alcançar seu objetivo. Um exemplo disso é o método de ensino socrático, onde o professor, que deveria ser o possuidor de conecimento, finge ignorância e não responde às quetões dos alunos e não explica 100% o conteúdo para entender a matéria em estudo. Assim o aluno estuda em casa para poder se exibir ou explicar a matéria para os alunos ou para mostrar que sabe mais que o professor ou até para ganhar uma recompensa que o professor tenha oferecido. Assim, a suposta ignorância do professor se torna um meio para um fim.
Outro exemplo seria sua querida mamãe falando "Quem foi que colocou a caixinha de leite vazia na geladeira???" E você responde "Poxa, eu não faço idéia de quem teria feito isso, mamãe...". Usando da forma certa, você poderia enganar a sua santa mãezinha, mas a maioria não sabe falar de forma correta, logo, a ironia perde seu efeito. Você mente que não pôs a caixinha na geladeira para não levar bronca(sua finalidade), e para isso, finge ignorância quanto a quem pôs a caixinha lá (seu meio).
Um exemplo clássico é o seu professor dizendo na hora da prova "Eu esqueci toda a matéria hoje..."

-Ironia Trágica: Usada muito em peças (como as de Shakespeare) para aumentar o suspense em uma certa situação. A sua forma é apresentada quando as ações de um personagem ocultam a realidade (mesmo sem ele saber), que os espectadores conheçem.
Um exemplo fácil é "Romeu e Julieta" de Shakespeare: Julieta bebe um líquido para que pareca morto. Romeu, que não sabe desta realidade, pensa que ela está morta e prepara-se para se suicidar. Isto é a ironia trágica em ação. O público sabe da realidade, enquanto a personagem Romeu não. Isso faz aumentar o suspense para o público. O fato de Romeu morrer em vão não é irônico, mas sim o seu desconhecimento da realidade.
A ironia trágica é uma das razões das peças de Shakespeare serem tão boas e idolizadas.

Puxa, falei demais aqui >_<
Espero que agora as pessoas tenham noção sobre ironia. Bem... ばい ばい

4 comentários:

  1. Ironia pra mim sempre foi simples, dizer uma coisa na verdade dizendo outra. Mas tudo bem, você fez um bom "documentário" sobre ironia e me trouxe algumas informações novas (como a ironia socrática), e sim eu li tudo xP

    ResponderExcluir
  2. ho! cara na ironia tragica voce cometeu um erro grave quem bebe o veneno e a julieta e quem se mata depois eo romeu tomando um otro remedio,depois a julieta pega o punhau do romeu e se mata.

    ResponderExcluir