quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O lado verde da força.

Caso você não queira ler esse post, me desculpe, mas como aspirante a vegano eu acho que não poderia ignorar este assunto no meu blog.

Esse post é sobre vegetarianismo¹ e veganismo², então se você sente repulsão quanto ao assunto, nem se incomode de ler.
¹-Vegetariano é aquele que não come carne alguma, mas ainda pode comer ovos e beber leite
²-Vegano é aquele que não consome ABSOLUTAMENTE nada que tenha origem do sofrimento de um animal

O que passava na minha cabeça quando resolvi ser vegano?
Bem, você já olhou nos olhos de algum animal e o viu expressar felicidade ou dor?
Todos os animais sentem as mesmas emoções que nós, eles só não tem um raciocínio tão avançado quanto o nosso. Eles também instintamente têm família e companheiros (ou por que você acha que uma mãe tenta sempre defender seus filhotes?)
Você mataria um ser humano para satisfazer alguma vontade sua?
Por que seria diferente com um animal, que são idênticos a nós?

Mas você pensa "Eu não mataria uma vaca, nunca!". E o seu hambúrguer de ontem? Veio daonde, e como?
Quando você comprou o hambúrguer você pagou a empresa que mata centenas de bois por dia. A mesma coisa que contratar um assassino de aluguel para matar uma pessoa e trazer umas fatias da carne dela para você matar a sua fome de 1 dia.
Você não suja as suas mãos, mas ainda é o responsável pela morte do animal.

E você pensa "É uma coisa completamente diferente!!!" e eu respondo: E se você descobrisse que sua carne moída de coxão mole fosse, na verdade, das coxas de outra pessoa? Pararia de comer?

É assim que eu me convenci a ser vegano. Eu também pensei de quão problemático aquilo seria. Imagine só? Não poder nem beber leite, mas quanto mais perto eu fico de ser vegano, mais eu percebo o quão desnecessário é para mim estas coisas.

Por que eu AINDA não sou vegano? Bem, eu estava já a 14 anos comendo carne (e muita. Eu realmente me sinto mal em falar desse jeito), e a minha base alimentar era completamente dependente dela. Eu ainda estou acostumando o meu corpo à minha nova dieta. Eu já não dependo mais de carne, mas ainda não consigo ficar sem comer ovos e beber leite.
Mas não se engane, eu não simplesmente diminuí a quantidade de carne. Assim que eu pensei sobre isso tudo, eu passei a ter um completo nojo em comer carne. Eu passei por algumas situações complicadas, não tão graves, mas ainda assim eu sentia o efeito de parar assim com a carne. Minha pele estava descascando em alguns pontos e eu sentia fome com frequência. Porém, isso foi temporário e passou rapidamente.
Hoje eu sou um vegetariano, a pouco de me tornar vegano.

Apesar de parecer problemático, e algumas pessoas (minha família inteira, por exemplo) tirarem sarro de mim, eu não consigo descrever o quão boa é a sensação de ser vegetariano. Eu me sinto muito bem MESMO.

Um outro tópico que eu acho extremamente fútil é o consumo de peles de animais... Eu realmente fico indignado com isso... A idéia de matar um animal simplesmente para ter um acessório e ficar mais bonito(a) é absolutamente RIDÍCULA.
E desnecessário dizer também como eu me sinto sobre isso. Um acessório de pele de animal ou simplesmente o couro é simplesmente repugnante para mim.

Para ser sincero, eu acho até que falei pouco, comparado a quanto eu gostaria de falar.
...Por isso, vou falar um pouquinho mais.
Se você ainda não se convenceu, vou fazer mais uma comparação.
Você mataria o seu cachorrinho de estimação para o jantar? Lá na China eles matam.
Brutal? E porque seria diferente de matar um boi? Pergunte a um indiano o que ele pensa sobre matarmos um animal bovino para comer (eu já perguntei a um amigo inter cambista indiano, e a resposta não foi nada agradável...). Não acredita em mim? Entra lá num McDonald's na China e pede um McPoodle com molho pedigree para você ver...

Para ser sincero, eu ainda acho que falei pouco, comparado a quanto eu gostaria de falar. Comentem.
Aos meus leitores, me desculpem se agi rude e agressivamente.
Voltamos agora com a programação normal do blog.

4 comentários:

  1. Really touching man. imagine a Mc'Poodle with pedigree sauce, i'd much rather the barbecue sauce! :D

    ResponderExcluir
  2. Oh *-* nossa, me sinto total assim, depois que vi um documentário sobre matar animais e tals, eu não consegui mesmo comer carne, sem falar que se não nos alimentassemos com carne, o número de gente passando fome seria muito menor, porque cuidar de uma plantação é mais barato do que cuidar de um boi, além de gastar muuita água! Já falei váárias vezes sobre isso, de comer cachorro ou um humano, é a mesma coisa mesmo! Queria parar de comer ovos e leites, mas não sei como, minha mãe ia pirar mais ainda. :/ E é verdade, toda a família fica indignada com isso. puft.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de dizer primeiramente que é muita coragem de ser vegetariano e vegano, contrariar família e o que o seu corpo pede, etc. Seus argumentos foram bons e convincentes, você defendeu sua opinião de forma sincera. Isto é maravilhoso! Realmente fez um bom trabalho. Quem sabe até consiga convencer ou dar um empurrãozinho em alguém!

    Eu tenho intenção de me tornar vegetariano ou talvez até vegano um dia, quando for independente e poder comer o que eu quiser e que ninguém fique no meu pé e meu corpo for formadinho o/ Mas de um jeito diferente. Tirando as condições terríveis em que são abatidos em massa os animais, eu comeria SIM animais que eu mesmo criasse e abatasse (na verdade minha vó que tem uma chácara, eu não quero criar animais :P). Eu vejo como ela faz, os animais são cuidados com carinho e depois comidos. Ué, os animais sempre são comidos por outros maiores. Não na crueldade de um matadouro mas sim, mato e como mesmo. Diria que os animais da minha vó tem uma vida bem boa, são cuidados com carinho (já ajudei nessa tarefa), então é isso.

    Mais uma vez, ótimo texto!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito obrigado a todos, não só os que comentaram no blog, pois esse post teve um resultado muito mais positivo do que eu esperava na maioria das pessoas que leram ^^

    ResponderExcluir