terça-feira, 24 de março de 2009

Equilíbrio


Sim, equilíbrio que nem na corda bamba mesmo. É um post que fala sobre física.

Quando se está entediado até andando, a situação fica drástica e eu começo a me equilibrar, andando sobre o meio-fio.
Parece tão natural para mim, mas as pessoas veem e falam algo do tipo "Como você consegue???"

É simples. É só imaginar você como se fosse alguma espécie de bicicleta: só tem que manter reta para equilibrar.
Não sei o por que de ser tão difícil nos equilibrar, pois teoricamente é tão fácil...

No meio-fio, como eu sempre estou me equilibrando nele, eu peguei o jeitinho de dar sempre meus passos numa linha reta. Pronto, metade do problema resolvido.

A outra metade é equilibrar a parte de cima do seu corpo. Esta é a parte mais difícil, pois por alguma razão nós instintivamente jogamos nosso corpo para o lado que estamos caindo.
Para resolver esse problema você precisa de duas coisas: força de vontade e força física.
Para equilibrar a parte superior do seu corpo você precisa imaginar uma linha paralela ao meio-fio que atravesse, por exemplo, o meio do seu peito. Pense numa granada sem pino: se você soltar o detonador, ela explode. É mais ou menos assim que funciona.
Uma vez que você perde sua estabilidade, seu equilíbrio é muito afetado e é necessário um pouco de prática para se reequilibrar.
Voltando à granada, o detonador é a nossa querida linha imaginária, e assim que ela se desalinhar com o meio do seu peito, kaboom, você vai cair.

E esse é o incrível truque por trás do equilibrista. Qualquer um pode andar numa corda bamba, só é necessário pegar o jeitinho de andar sobre ela, pois com a alinha imaginária fica muito mais fácil.

Sei lá... Só me deu vontade de postar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário