quarta-feira, 11 de março de 2009

Filosofias de chuveiro

Pois é, decidi agora compartilhar o que eu penso no chuveiro (que melhor lugar para pensar do que num chuveiro?).
Eu penso várias coisas. Quando eu digo que eu quero sempre saber mais eu não estou mentindo.

Quando eu aprendo alguma coisa interessante que eu não entenda ou que eu discorde, eu penso sobre o caso. Várias coisas sem explicação inclusas.

Uma delas é a questão sobre QI (Quoeficiente de Inteligência), que eu escolhi para abrir esse novo assunto.
*lembrando que a maioria das informações aqui são de minha opinião, e podem estar erradas*

O que é?
O QI define a capacidade de pensar de um indivíduo. Quanto maior o seu QI, mais facilidade para pensar/aprender a pessoa tem. Simples assim.

Agora a questão que me faz pensar:
O QI é de nascença ou adquirido?
Na minha opinião o QI depende da criação que a pessoa tem, não só a criação que recebe das outras pessoas, mas a que a própria pessoa desenvolve.
Vamos a exemplos: Minha irmã e eu temos o mesmo pai e mãe. Enquanto o meu QI é alto, o dela é abaixo da média¹. Ela sempre teve preguiça de pensar e nunca se interessou pelas coisas. Eu, do contrário, sempre fui aquele bebê que ficava no cantinho pensando. Eu desenvolvi gosto para pensar e ela não.

¹ A média de QI de um ser humano comum é 100; o de Einstein era 160

Conclusão: Eu acho que o QI é uma habilidade que se desenvolve, assim como qualquer outra, porém, na idade fértil apenas. Uma pessoa que já passou da idade fértil não desenvolve mais essa habilidade, eu acho:

Porque tantas pessoas não conseguem pensar como eu penso? Será que é QI ou a preguiça de pensar, que se estabelece na sua idade fértil e passa a ser inconsciente?

Bem... É mais uma filosofia minha que vai ficar sem resposta T_T

Um comentário:

  1. Também tenho filosofias de chuveiro x)

    Bem, Einstein não é TÃO alto assim (o meu é de uns 140), você podia ter citado o tal do da Vinci, aquele é um monstro!

    Acho isso de QI furado por ser muito abrangente. Não dá pra medir a "Inteligência geral" de alguém, cada um tem uma Inteligência mais alta em assuntos específicos. O primeiro teste de QI que eu fiz (ambos com psicólogo) era de encaixar imagens na figura e fui ruim nesse. O segundo eram mais umas perguntas lógicas, algumas meio linguísticas ou de interpretação, e nesse fui bem melhor. Se me disserem que meu QI é alto ou baixo, não faz diferença, tudo só depende do esforço que eu fizer.

    ResponderExcluir